Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Sudene e Plades/PB formam parceria
Início do conteúdo da página
Planejamento Regional

Sudene e Plades/PB formam parceria

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 16h18

A união é para viabilizar a formação da Rede de Instituições Públicas de Ensino Superior do Nordeste.

Foto: Divulgação

Superintendente Marcelo Neves durante reunião na Paraíba, sentado à mesa, com um representante do Governo do Estado ao seu lado e outras pessoas sentadas npróximas à mesa.


O projeto será coordenado por gestores do Plano de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável para os Arranjos Produtivos Locais da Paraíba (Plades), que é formado por representantes empresariais do Estado, e contará com a articulação da Sudene para fazer as conexões regional, intraestadual e interestadual, contemplando todo o Nordeste. A RedePlades-NE terá a missão de contribuir com o desenvolvimento econômico e sustentável da Região, através de ações planejadas. Nesta terça-feira (31), o superintendente da Autarquia, Marcelo Neves, esteve reunido, em João Pessoa (PB) com reitores de universidades e gestores do Plades, para tratar da criação da rede, cujas atividades poderão subsidiar a elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), que está sob a responsabilidade da Sudene.

Caberá à Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste o suporte institucional e financeiro. Na proposta de criação da rede está destacada a relevância das instituições de ensino superior no planejamento regional, uma vez que possuem “profundo conjunto de conhecimentos, competências e habilidades técnico-científicos a respeito da Região Nordeste”, além de estarem “equipadas com a mais ampla, diversificada e especializada infraestrutura física de Ciência e Tecnologia”.

Para alcançar os objetivos foram traçadas estratégias técnicas e políticas, focadas, respectivamente, no desenvolvimento regional como tema articulador dos diversos grupos de pesquisa e na construção de pactos político-institucionais entre os atores responsáveis pela proposta da rede (Sudene, Plades-PB, Banco do Nordeste, Instituições de Ensino Superior Públicas do Nordeste/IESP e governos estaduais. A ação será viabilizada através de um Acordo de Cooperação Técnico-Científico e Orçamentário-Financeiro.

Entre as atuações da Sudene que convergem com o projeto foram destacadas a articulação dos atores político-institucionais da Região; a instituição do Observatório de Desenvolvimento do Nordeste (ODNE) – que captura, armazena e divulga dados regionais; as viagens e missões para divulgar os instrumentos de ação e as políticas de desenvolvimento em seu escopo de atuação; o apoio técnico e financeiro à constituição de redes interinstitucionais para promoção do desenvolvimento regional; a elaboração de estudos e planos de desenvolvimento regional e territorial; e o acordo de cooperação técnica com o PNUD.

 

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
www.sudene.gov.br
Siga nossas Redes Sociais: Facebook | Twitter | Instagram | Youtube | Flickr | Soundcloud

 

 

Fim do conteúdo da página