Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Regional > PRDNE deve orientar o desenvolvimento regional
Início do conteúdo da página
PRDNE

PRDNE deve orientar o desenvolvimento regional

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) | Publicado: Quarta, 21 de Março de 2018, 13h46

Superintendente da Sudene, Marcelo Neves, defendeu que o instrumento deve integrar o PPA para orientar o crescimento sustentável da região.

A foto mostra uma mesa com seis pessoas. Atrás delas, um telão exibe as letras "BNDES".O superintendente Marcelo Neves (segundo da esquerda para a direita) representou a Sudene no evento.  Foto: Ademir Vilaça (Sudene)


O Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) é necessário para orientar as políticas direcionadas à região e fazê-la crescer. Este foi o tema central da apresentação do superintendente da Sudene, Marcelo Neves, durante a conferência “Visão 2035: Brasil desenvolvido”, realizada ontem (21) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) em sua sede no Rio de Janeiro.

O evento reuniu empresários, entidades trabalhistas e instituições atuantes nas áreas de planejamento e desenvolvimento para debater gestão pública e estratégias para promoção do desenvolvimento sustentável. O ano de 2035 foi estabelecido como marco para o alcance de índices de crescimento e aceleração de investimentos compatíveis com as necessidades do país.

Marcelo Neves chamou atenção para a urgência em construir alternativas para melhorar os indicadores sociais e econômicos da área de atuação da Sudene, sobretudo do semiárido. A população numerosa que reside na região e a carência em infraestrutura e serviços básicos foram os maiores desafios destacados pelo superintendente. Para o gestor, o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, um dos principais instrumentos de ação da Sudene, é uma estratégia coerente para orientar a gestão pública e a alocação de investimentos para superar as dificuldades atuais.

________

“Assinamos um acordo de cooperação técnica com o Programa das Nacões Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e esperamos que esteja pronto no ano que vem para que o PRDNE integre o PPA e assim fazer com que as políticas públicas aplicadas no Nordeste tenham uma direção”, afirmou Marcelo Neves.

................

Ainda durante o conferência, o BNDES estimou que o Brasil precisa manter uma média de crescimento próximo à casa de 3,2% ao ano para tornar-se medianamente desenvolvido até o ano-referência do evento.

Avanços e parcerias

A estratégia da Sudene na construção do plano regional prevê a participação de várias instituições. “Nós sabemos da importância de contar com atores das esferas federal e estadual para fazer um diagnóstico da região e trazer as proposições necessárias para construir uma agenda de planejamento visando um futuro melhor”, disse o superintendente Marcelo Neves.

No último dia 14, a superintendência promoveu um encontro técnico com representantes do PNUD / ONU, além de representantes de instituições que atuam com planejamento de políticas públicas e desenvolvimento econômico e social. O seminário realizado na ocasião contou com oficinas e deu mais um passo no levantamento de informações que irão compor o PRDNE.

>>> Confira o boletim em áudio da matéria:

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Flickr | Soundcloud

Fim do conteúdo da página