Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Articulação > Sudene alinha estratégias pós-roadshows
Início do conteúdo da página
Indústria

Sudene alinha estratégias pós-roadshows

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) | Publicado: Segunda, 29 de Janeiro de 2018, 11h54

Autarquia reuniu instituições parceiras durante as apresentações para seguir com projetos pelo setor industrial nordestino.

 

 

A foto trás um grupo de 15 pessoas sentadas em volta de uma mesa. Todas prestam atenção ao superintendente da Sudene, na ponta da mesa.
A ideia, agora, é estabelecer ações com base dos debates itinerantes.
Foto: Assessoria de Comunicação (Sudene)


Após atravessar nove dos 11 estados da sua área de atuação com eventos sobre os desafios e oportunidades do setor industrial nordestino, a Sudene reuniu as instituições que acompanharam a autarquia nestes encontros para planejar estratégias sobre o tema. O encontro ocorreu na última quinta-feira (25/01) na sede da superintendência em Recife e contou com a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Associação Nordeste Forte.

O entendimento dos participantes convergiu para a construção de um plano de ação pela indústria nordestina. A ideia é considerar os debates ocorridos durante os roadshows “Investimento e Desenvolvimento do Nordeste” e, a partir das atuações técnicas de cada instituição participante dos eventos, elaborar orientações e ferramentas de apoio a empreendedores e empresários. Entre os temas a serem abordados nesta estratégia estão o acesso a crédito, divulgação de instrumentos de apoio aos empresários, logística, capacitação e exportações.

Também foi mencionada, durante a reunião, a necessidade de fortalecer o pedido para a renovação dos incentivos fiscais oferecidos pela Sudene, pois a validade destes instrumentos será encerrada em 31 de dezembro deste ano. A autarquia também enfatizou a importância da criação de um grupo de trabalho que trate a questão industrial no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste.

Após as deliberações, Sudene e as instituições parceiras esboçaram as primeiras estratégias. Uma delas é intensificar a participação em feiras do setor industrial, para maior proximidade junto ao público. Além disso, BNDES e BNB irão realizar encontros que debaterão soluções para os desafios atuais referentes à questão da infraestrutura relacionada ao setor industrial. Todos os participantes comprometeram-se, ainda, em criar uma agenda de ações a ser apresentada em reunião da Associação Nordeste Forte, marcada para 27/02, em Brasília. Participarão deste encontro representantes das federações das industrias dos estados nordestinos.

Calendário
Sudene e as federações das indústrias de Sergipe e Espírito Santo ainda estudam as datas para a realização dos roadshows nestes estados.


Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Flickr | Soundcloud

Fim do conteúdo da página