Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Releases > Articulação > Timon (MA) quer apoio da Sudene
Início do conteúdo da página
Desenvolvimento

Timon (MA) quer apoio da Sudene

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) | Publicado: Terça, 23 de Janeiro de 2018, 15h16

Município busca parceiros para atrair projetos de infraestrutura para a cidade. 

Foto de pessoas ao redor de uma mesa durante uma reunião.

Secretário de Parcerias de Investimentos, Victor Hugo Almeida apresentou solicitações à Sudene.
Foto: Assessoria de Comunicação (Sudene)


A Sudene recebeu ontem (22/01) representantes da prefeitura de Timon, cidade maranhense distante 428 km da capital, São Luís. Estiveram presentes na audiência os diretores de Administração, Planejamento e Fundos da autarquia, além de técnicos e empresários. A equipe do Maranhão apresentou solicitações referentes a projetos de infraestrutura e atração de investimentos.

Os debates concentraram-se em três questões apresentadas pelos gestores do município: apoio para a instalação de uma usina solar fotovoltaica no parque empresarial da cidade e eficiência energética em prédios públicos, possibilidade de financiamento para implantação de um parque público de energia solar e/ou parceria público-privada (PPP) e ações para atração de empresas para o município.

Titular da Secretaria Extraordinária de Parcerias de Investimentos (Sempi), Victor Hugo S. de Almeida explicou as nuances do projeto Timon Solar, iniciativa de gestão pública de energia sustentável. A ideia é fornecer infraestrutura neste setor para atração de investimentos e, ao mesmo tempo, contribuir para a redução dos custos públicos com o consumo de energia elétrica. Este é um dos projetos a serem beneficiados com as iniciativas voltadas à questão da sustentabilidade energética.

Como atrativos da cidade para futuros investidores, Victor Hugo apresentou detalhes do Parque Empresarial de Timon. O complexo, com área de 120 hectares, oferece infraestrutura logística, tecnológica e de saneamento para a instalação de empresas. Também foram mencionadas políticas de incentivo oferecidas pelo município aos empreendimentos interessados.

O diretor de planejamento da Sudene, Alexandre Gusmão, por sua vez, explicou que a Sudene tem investido na construção de planos de desenvolvimento intrarregionais, com foco na construção de políticas públicas de longo prazo que abrangem, entre outros temas, a questão energética. Os coordenadores Roberto Cavalcanti e Silvio Carlos, respectivamente, explicaram aos gestores municipais as os trâmites legais e disponibilidade de recursos dos Fundos Constitucional e de Desenvolvimento do Nordeste, FNE e FDNE, além dos incentivos fiscais. A Sudene também comprometeu-se a buscar empresas interessadas no projeto do município. Outros encontros poderão ser realizados para tratar de ações voltadas também à infraestrutura urbana.


Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Flickr | Soundcloud

Fim do conteúdo da página