Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Comunicação > Notícias > Geral > Sudene e Fundaj assinam acordo de cooperação
Início do conteúdo da página
Políticas Públicas

Sudene e Fundaj assinam acordo de cooperação

Criado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 13h35

A parceria é voltada para a realização de cursos sobre políticas públicas e análise regional.

Representantes da Sudene e da Fundaj sentados à mesa no momento da assinatura do acordo.

Foto: Fundaj


O documento foi assinado nesta quinta-feira (14) pelo diretor de Administração da Sudene, Aluízio Oliveira, e pelo presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Antônio Campos. A primeira capacitação será sobre Avaliação de Políticas Públicas e terá uma carga horária de 146 horas, das quais 116 serão presenciais e 30 através da modalidade de educação à distância. A segunda será sobre Métodos em Análise Regional e Urbana, com carga horária de 60 horas, todas presenciais. A Fundaj, responsável pelos cursos, irá disponibilizar 50% das vagas para servidores da Sudene. A Autarquia vai repassar a base de dados para ser trabalhada nas aulas laboratoriais.

A ideia da Sudene é ampliar a especialização da equipe na análise dos resultados e impactos de ações desenvolvidas na área de atuação da instituição, aplicando indicadores de eficácia, eficiência, efetividade, impacto e retorno econômico em programas, planos e políticas públicas. Serão desenvolvidas competências para utilizar ferramentas estatísticas de análise quantitativa de dados, além de focar na análise qualitativa que subsidie a avaliação de políticas públicas. Serão realizadas práticas laboratoriais de avaliação com dados reais de programas que estão em implementação no âmbito da Autarquia.

Os cursos estão contidos no Programa de Formação Profissional da Escola de Inovação e Políticas Públicas – EIPP/Fundaj, sendo destinados à capacitação prioritária de servidores públicos federais que atuam em instituições localizadas na Região Nordeste.

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr

Fim do conteúdo da página