Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Evento

Sudene participa de debate sobre o Norte de Minas

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) | Criado: Quinta, 07 de Junho de 2018, 16h18

Autarquia marcou presença no “Fórum de Desenvolvimento da Área Mineira da Sudene”, entre os dias 5 e 7.

A foto mostra o diretor da Sudene no momento de sua apresentação. Ao lado, as autoridades da mesa de abertura. A imagem mostra, ainda, a plateia.

Foto: Ascom AMAMS


O evento contou com palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos, com discussões focadas no desenvolvimento da região, levando em consideração as potencialidades locais. A Sudene foi representada pelo diretor Antonio Ribeiro, que compôs a mesa de abertura e elencou as ações da Autarquia em sua área de atuação, incluindo os nove estados do Nordeste, Norte de Minas e Norte do Espírito Santo.

Ribeiro deu ênfase ao papel da industrialização da região na promoção do desenvolvimento, que contou com os instrumentos de ação disponibilizados pela Sudene, como os incentivos fiscais e o FDNE. Outra contribuição da Superintendência é o apoio à elaboração do “Plano Estratégico de Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais” e de outros municípios localizados nos estados da área de atuação da Superintendência.

O plano consiste em uma análise das diversas ações em curso, políticas de desenvolvimento, potencialidades, oportunidades, fraquezas e ameaças. O objetivo é construir uma agenda de curto, médio e longo prazos, permitindo ao Estado alinhar as ações de diversos atores das esferas pública, privada e do terceiro setor.

Durante o evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Antônio Fernando Máximo, afirmou que esses encontros são uma oportunidade de debater, dialogar com os diversos atores que atuam no Norte de Minas. “Não há como tratar do desenvolvimento de uma determinada região de forma unilateral”, reforçou. Ele também falou da parceria com a Sudene, destacando a importância de suas ações para “a evolução da economia do Norte de Minas”.

O Fórum foi realizado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em conjunto com Banco do Nordeste, Amams, Sudene e Governo de Minas Gerais. A ideia é que, a partir desta edição, o fórum de discussão sobre desenvolvimento regional seja realizado anualmente, com sedes itinerantes.

Agenda

Antonio Ribeiro participou de uma audiência com o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, e de uma reunião com o reitor da Unimontes, quando foi discutido o apoio da Universidade na elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), que está sob a responsabilidade da Sudene.

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
www.sudene.gov.br
Siga nossas Redes Sociais: Facebook | Twitter | Instagram | Youtube | Flickr | Soundcloud

Fim do conteúdo da página