Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Inovação

Comitê Gestor das Rotas de TIC traça novas estratégias

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) Social | Criado: Terça, 20 de Agosto de 2019, 16h17

O grupo se reuniu no último dia 19, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em Recife (PE).

Foto da mesa de reunião.

Foto: Ailton Pedroza/SECTI


Em pauta, a construção do diagnóstico territorial e a definição de estratégia de ação compartilhada, elencando projetos que poderão ser desenvolvidos por integrantes do Polo, com a participação de diversos produtores de inovação e de tecnologias da informação e comunicação. A Sudene esteve representada pela engenheira Isis Moreira e pelo economista José Farias.

Também estiveram em debate questões relacionadas à requalificação de recursos humanos graduados em áreas correlatas a tecnologia, a necessidade de gerar mais ambientes para conexão dos atores capazes de promover inovação na área de TIC e o aumento da sinergia do setor com as cadeias produtivas de Pernambuco e da região.  

A próxima reunião do grupo será no dia 2 de setembro, quando será avaliado o andamento dos projetos e a realização de uma oficina sobre Open Innovation Lab (OIL), uma experiência que contará com a participação do Ministério Público de Pernambuco. Durante o encontro foi apontada a necessidade de focar nas fontes de financiamento dos projetos (emendas parlamentares, financiamento, orçamento da união e de estado).

20190820 Reunião Rora TIC PE matéria2

Isis Moreira e José farias | Foto: Ailton Pedroza/SECTI

Ficou decidido, ainda, que haverá uma aproximação da Rota de TIC com o polo do agro em Petrolina no evento "Semiárido Show", previsto para o dia 19 de novembro, com a participação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Isis Moreira destaca que “os grupos de trabalho irão avançar na estruturação de projetos apresentados hoje na reunião do comitê de acordo com o modelo de projetos que será enviado pela Sudene”.

A Região Metropolitana do Recife foi a primeira localidade selecionada pelo MDR para a implementação da Rota de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), cujo lançamento foi realizado na Sudene. As Rotas são redes de arranjos produtivos locais, associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional - PNDR.

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr

Fim do conteúdo da página