Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Financiamento

Microcrédito é tema de encontro na Sudene

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) | Criado: Quarta, 15 de Maio de 2019, 18h26

O assunto esteve na pauta da 2ª reunião ordinária do Comitê de Acompanhamento do FNE, realizada hoje (15).

Mesa de reunião

Foto: Ascom (Sudene)


A proposta apresentada pela Autarquia é criar, no âmbito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), administrado pelo Banco do Nordeste, um Programa de Financiamento de Microcrédito Produtivo Orientado, que irá apoiar atividades produtivas na área de atuação da Superintendência. O programa ainda vai ser formatado, mas a ideia é seguir a linha do que está disposto na Lei 13.636/2018, que institui o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) e define como beneficiárias pessoas naturais e jurídicas empreendedoras de atividades produtivas urbanas e rurais, apresentadas de forma individual ou coletiva.

Outra proposição da Sudene foi definir ações para expansão do crédito para a indústria, com a possibilidade de retomar o Acordo de Cooperação Técnica entre a autarquia e CNI. Foi levantada também a necessidade de ampliar a divulgação, junto à classe empresarial, dos instrumentos disponibilizados pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste e pelo Banco do Nordeste, além de informar mais sobre os detalhes operacionais para concessão de crédito.

Formado por representantes da Sudene, BNB e Ministérios do Desenvolvimento Regional e da Economia, o Comitê se propõe a auxiliar a Superintendência no acompanhamento das aplicações dos recursos do FNE, de forma integrada entre os atores governamentais e não-governamentais. O Superintendente da Sudene é quem preside o Comitê.

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr

Fim do conteúdo da página