Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Gestão Municipal

Desenvolvimento do Norte de Minas em debate

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) | Criado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 15h59

Sudene se reuniu com lideranças políticas e empresarias de Montes Claros (MG), no dia 31 de outubro.

Participantes da reunião na AMAMS sentados à mesa.

Foto: Ascom/Sudene


Um dos temas em pauta foi o Plano de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Montes Claros, que será elaborado através de um acordo de cooperação com o Programa das Nações Unidas (PNUD), com o objetivo de apontar caminhos que balizem a tomada de decisões e contribuam na definição de estratégias para superar entraves, ampliando as perspectivas de crescimento. A Sudene vai participar com recursos da ordem de R$ 400 mil, além do acompanhamento na realização do plano

O diretor de Planejamento e Articulação de Políticas da Autarquia, Antonio Ribeiro, divulgou que a Sudene irá promover capacitações em Montes Claros voltadas para os servidores do município, focando na elaboração de projetos e no uso do Sistema de Gestão de Convênios do Governo Federal (Siconv), com o objetivo de fortalecer a administração publica  local.  É um treinamento que está acontecendo em todos os estados onde a Superintendência atua. Serão realizados, também, cursos voltados para suprir a necessidade do município de mão de obra qualificada para trabalhar em empreendimentos de energia solar.

A “Avaliação da Qualidade dos Gastos dos Municípios da Área de Atuação da Sudene” foi outro assunto tratado em reuniões na Prefeitura, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). Trata-se de um projeto que vai elaborar um ranking dos municípios que aplicam melhor os recursos financeiros, mensurando a evolução dos gastos e estimulando as boas práticas de gestão. Haverá premiação para as prefeituras que se destacarem positivamente e capacitações para aquelas que apresentarem resultados insatisfatórios.

As reuniões de Antonio Ribeiro com as lideranças locais contaram com as participações do prefeito de Montes Claros, Humberto Souto; presidente da AMAMS e prefeito de Januária, Marcelo Felix; secretário executivo da AMAMS, Ronaldo Mota Dias; deputado estadual Carlos Pimenta; prefeita de Bocaiuva, Marisa Alves; e os prefeitos de Patos - José Raul Reis; Ubaí - Dr. Marquim; Coração de Jesus - Robinho Dias; São João da Lagoa - Carlim Dias; Pedras de Maria da Cruz - Tião Medeiros. Carlos Pimenta destacou a importância das ações da Sudene no Norte de Minas Gerais.

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr

Fim do conteúdo da página