Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Planejamento

Sudene propõe agendas para desenvolver o Nordeste

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) | Criado: Segunda, 29 de Outubro de 2018, 16h51

As ações vão subsidiar o planejamento do Governo Federal para os próximos quatro anos (2020-2023).

Mesa de reunião da Sala JK (Sudene) com a equipe da Diretoria de Planejamento.

Foto: Ascom/Sudene


As contribuições da Autarquia serão apresentadas na Oficina “Do planejamento regional à ação governamental: construindo estratégias e convergência”, que será realizada nos dias 30 e 31 de outubro, em Brasília. O evento vai ser direcionado para a reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) do Ministério da Integração (MI), quando serão definidos os temas prioritários para compor o próximo ciclo do Plano Plurianual (PPA).

A Diretoria de Planejamento e Articulação de Políticas (DPLAN) da Sudene definiu as sugestões de agendas da sua área de atuação durante oficinas com membros de sua equipe na última sexta-feira (26). A agenda estratégica vai focar no Fortalecimento das redes de cidades intermediárias como âncora para os sistemas inovativos e produtivos locais da sua área de influência.  Para isso, foram definidos os eixos de educação; desenvolvimento produtivo; infraestrutura econômica e urbana; ciência, tecnologia e inovação; água e saneamento.

Para a agenda de convergência, os esforços serão direcionados para a competitividade e a qualidade de vida, tendo sido selecionados temas como semiárido; cultura; água e saneamento; segurança; saúde; educação; infraestrutura; ciência, tecnologia e inovação. Entre as ações a serem implementadas, destacam-se a adoção de tecnologias que proporcionem o uso eficiente da água e energia; fortalecimento das práticas de gestão (planejamento, execução, avaliação e monitoramento) em busca de uma melhor eficiência nos gastos públicos; fortalecimento da Interiorização do Ensino Superior orientadas à demanda da região; fomento à interação de pesquisas acadêmicas com o setor produtivo, saneamento; e revitalização de bacias hidrográficas.

Além da Sudene, o grupo de trabalho criado pelo MI conta com representantes da Sudam, Sudeco, Secretarias do próprio Ministério (de Desenvolvimento Regional e de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais), Secretarias do Ministério da Fazenda (do Tesouro Nacional e de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria), Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, IPEA, ENAP e bancos da Amazônia, do Nordeste, do Brasil e BNDES.

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr

Fim do conteúdo da página